domingo, 29 de janeiro de 2012

Episodio 5 : o seguimento da maturação


As primeiras semanas de Setembro 2010 tambem foram dedicadas ao seguimento da maturação das uvas das vinhas que queria testar.

Refractometro


Encomendei um refractometro a Anadil para medir o potencial alcoolico, que recuperei na Feira dos vinhos do Dão em Nelas.







O Alvaro Castro explicou-me o procedimento a seguir e la fui eu.
Consistia a andar pelas vinhas munido de um saco de plastico e apanhar de maneira aleatoria bagos, de maneira a obter uma amostra do estado de maturação da vinha. Uns 50 bagos são suficientes.
Depois esmagam-se se os bagos dentro do plastico e escoe-se o sumo para um recipiente, sem deixar passar a casca e a grainha. 

Obtem-se assim um sumo da mistura dos bagos, do qual se põe uma gota na celula do refractometro. 


Visualiza-se assim uma linha de cor que indica o grau provavel alcoolico.
  
Segundo os modelos de refractometro deve-se ou não utilizar uma tabela de correção ligada a temperatura do sumo. No meu caso não era necessario, tinha um modelo recente.




Tambem é interessante medir a acidez total do sumo, assim como o pH. O processo é neste caso mais complicado pois é necessario material de laboratorio, assim como conhecimento enologico. Sozinho não sabia fazer, nem sempre é necessario. As vezes que fiz foi com o apoio da Maria ou do Luis, basicamente no inicio do seguimento e a cada vindima.

Nesta foto tirada no inicio de Agosto, ja ha pintor, mas ainda estamos longe de ter uvas maduras


















Em regra geral fazia estas analises de maturação de manhã, apanhava os bagos nas diferentes vinhas e depois ia para a adega.

Fui pela primeira vez, dia 2 de setembro, apanhar bagos em quatro vinha diferentes, todas vinhas velhas, 3 das quais com castas misturadas e uma velha so de Jaen. Em duas das vinhas velhas, colhi os bagos de Jaen a parte. Foi o caso na vinha da Môlhada e na do Ti João Galracho. O meu sogro e os donos das vinhas foram uma preciosa ajuda para escolher o Jaen, pois pessoalmente, pelo menos de forma segura no inicio, não o sabia reconhecer na vinha. Obtive assim 3 sacos de bagos de Jaen e 3 sacos de castas misturadas sem Jaen.

Pude assim constatar reais diferenças entre o Jaen e o restante das vinhas. Pois ja no dia 2 de setembro o Jaen ja ia em duas das 3 vinhas perto dos 12% potenciais, enquanto as outras castas das mesmas vinhas oscilavam entre os 10 e os 11% potenciais. Outra diferença nota-se na acidez total mais baixa do que no resto, pois a acidez do Jaen estava a volta dos 4,5 g/l de acido tartarico, enquanto o resto estava a volta dos 6. Fiquei assim a começar a conhecer melhor esta casta.

A terceira vinha que tinha Jaen, so tinha mesmo essa casta. A vinha esta situada num alto numa aldeia vizinha. Desde o inicio notei um atraso em relação as duas outras vinhas. Pois enquanto as duas primeiras iam nos 12%, esta ainda estava pelos 11%. A diferença tambem se notava na acidez total mais alta de 0,5 g/l. Pensei que isso deve significar que esta num local onde a maturação é mais longa e que isso numa casta precoce deve dar bons resultados. Infelizmente ainda não pude experimentar esta vinha, por varias razões, mas principalmente por falta de condições e capacidade de adega.

Outra vinha que estava mais atrasada era a vinha velha da Grila. Trata-se de uma vinha velha com castas misturadas (Baga, Negro Mouro, Tinta Pinheira, TN velha e muitas outras), de que tambem fiz uma barrica. Nessa altura ainda so andava um pouco acima dos 10% potenciais. A acidez estava boa perto das 6 g/l.

Uvas perto da maturação desejavel

Conversei com o Alvaro Castro e a sua equipa dos resultados das analises. 
Ficou claro que ainda era cedo e que  o Jaen teria de se vindimar antes do resto. 
O Alvaro recomendou-me vindimar o Jaen entre 12,5 et 13%, tentando não passar demasiado os 13% para não se perder nem a frescura aromatica da fruta, nem a acidez. 
Naquela altura ficou claro que pelo menos uma semana poderia esperar. 
No caso das outras vinhas e castas, ainda podia esperar mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário