domingo, 10 de fevereiro de 2019

A Palheira 2015




Desde 2010, Antonio Madeira, francês luso-descendente com raízes familiares no Dão Serra da Estrela, tem vindo a pesquizar e a cultivar vinhas velhas situadas em sítios especiais com paixão, dedicação e precisão, aplicando métodos respeitosos pela vida dos solos e que facilitam a expressão do « terroir » nos vinhos.

2015 foi um ano de grande equilíbrio no sopé da Serra da Estrela. Um ano com muita luz e de maturação lenta que permitiu alcançar uvas saborosas e sãs.

As diferentes vinhas cultivadas pelo Antonio, foram vinificadas e estagiadas separadamente, de maneira a estudar e perceber a expressão de cada uma delas.

A Palheira 2015 é a expressão de uma única parcela de vinha, com grande caracter. Uma vinha com cerca de 50 anos. Ao longo do período de estágio, nas diversas provas de barricas realizadas, o vinho desta vinha foi sempre o que mais se destacou, a par do vinho da Centenária. Por isso, decidiu-se engarrafar este vinho a parte, como o melhor produzido pelo Antonio no ano 2015. Foi apenas engarrafado uma barrica, resultando em 300 garrafas de puro prazer.

3 comentários: