No post de hoje partilho convosco este quadro realizado por uma associação francesa de produtores de vinhos naturais.
Acho este quadro muito didactico, em uma imagem da logo a entender a questão da adição de produtos enologicos nos vinhos que andamos a consumir.
Os vinhos "standard" ditos "convencionais" devem mais ou menos representar uns 99% do volume de vinho produzido em Portugal. La fora é mais ou menos a mesma tendência. Estes vinhos são enquadrados por leis que permitem o uso de um grande numero de produtos enologicos do vinho.
São vinhos basicamente feitos na adega, vinhos ditos "tecnologicos" que obedencem a uma logica industrial com intervenção importante dos enologos, de maneira a assegurar que o produto final esteja dentro dos parametros pretendidos.
A segunda categoria deste quadro é relativa aos vinhos ditos "BIO", ou seja os vinhos que são conforme a regulamentação da União Europeia sobre os vinhos biologicos. Como podemos ver neste quadro, estes vinhos "BIO" não são so sumo de uva, como algum marketing nos quer levar a pensar. A lista de produtos enologicos autorizados nestes vinhos, apesar de ser mais curta do que a dos vinhos convencionais, não deixa de ser bastante extensa. Estamos a falar de uma regulamentação de certa maneira esquizofrenica, autoritaria na viticultura, mas laxista na adega onde fica a senação do vale tudo ou quase... A minha estrutura mental cientifica faz que gosto de coerência. Por isso não me revejo nesta certificação incoerente.
A seguir vem a ilustração dos produtos autorizados nos vinhos certificados pela Demeter, organismo que certifica vinhos biodinamicos. Como podemos ver, a lista de produtos autorizado no vinho reduziu de forma drastica em relação aos vinhos certificados "BIO".
Depois vêm as ilustrações do que é autorizado nos vinhos ditos "naturais". Ou seja nenhum produto enologico a não ser um pouco de sulfuroso ou mesmo nenhum em alguns casos. O resto é mesmo so sumo de uva fermentado pelas proprias leveduras vindas com a uva do seu terroir.
Percebem agora porquê quando me perguntam se faço vinho biologico torço o nariz e respondo que faço vinho mais do que biologico?
Sem comentários:
Enviar um comentário