domingo, 29 de dezembro de 2013

A vinha da Serra

Como sabem os leitores do blog, este projecto tem como base a identificação e a preservação dos sitios especiais para vinha do Dão da Serra da Estrela.



Locais, que em particular pela composição dos solos, pela inclinação, pelo micro-clima e exposição solar, o Homem da Serra elegeu, ha muito tempo, como predilectos para o cultivo de vinha.



A "vinha da Serra" é um desses sitios, vinha situada ja nas alturas, em plena Serra da Estrela.
Vinha que desde ha mémoria sempre ali existiu. O dono, de 80 e tal anos, conta que quando era criança ja ali existia a vinha.


Vinha que desafia a logica. Como podem ali amadurecer as uvas?



Os factos mostram que as uvas amadurecem mesmo.


As explicações que encontramos é que isso resulta de um mix de de varios factores.
Em particular a capacidade de drenagem e retenção de agua dos solos e a exposição solar.
A expisoção a poente traz muitas horas de luz, o que combinado a disponibilidade de agua para as raizes profundas da vinha, permite uma boa fotosintese.



As raizes fundas, aquelas que vão tocar a rocha mãe, devem estar de boa saude, pois o solo esta bem bem drenado e arrejado.


 Isso deve-se ao facto de esta vinha nunca ter conhecido nem herbicidas, nem tractor.
Sempre foi trabalhado a enxada 3 vezes por ano, escavado no inverno, lavrado na primavera e depois no verão era realizada a "arrenda".
Por isso este solo não esta compactado, esta bem arrejado, cheio de vida, cheio "bicharada", de minhocas que vão de cima a baixo, que abrem galerias nos solos que permitem o arrejamento e a drenagem das aguas até la ao fundo, onde estão as raizes mais velhas ao contacto da rocha mãe.



As raizes fundas, em vez de morrer, podem assim respirar, beber e alimentar-se, graças ao trabalho desta bicharada. Obtem-se assim um vinho que expressa o seu local.


Vindimei esta vinha pela primeira vez este ano.
As uvas brancas foram para o lote do branco (que ainda nesta altura fermenta) e as tintas foram vinificadas a parte, de maneira a poder perceber as caracteristicas do vinho tinto resultante desta vinha.
A vinificação foi evidentemente natural, a fermentação alcoolica realizou-se com as leveduras das proprias uvas de maneira a expressar o local.


Ainda é cedo para se tirar conclusões, pois o tinto ainda esta a fazer a malolactica, esta por isso diferente do que sera no futuro. Mas o que sobressai desde ja, ao prova-lo, é o seu caracter bem evidente! Não ha duvidas que expressa o seu local.


Nunca terei mais de 500 garrafas a partir desta vinha.
Alguns diriam que isto "não vale a pena", que é "utopia", "lirismos"... Que "não ha mercado" para isto, que os vinhos são "caros", que mais isto e aquilo...
Ja percebi que este projecto esta a estorvar. Os obstaculos, as invejas, as facadas nas costas, as tentativas de "deita-abaixo" la vão aparecendo cada vez mais frequentes.

Cada um é livre de pensar o que quizer.
Eu penso que estas vinhas, alem do caracter e qualidade que naturalmente transmitem aos vinhos, ilustram a Historia vitivinicola e cultural de Portugal e que por isso merecem ser preservadas.
Tenho orgulho e prazer em contribuir para tal.

Penso que não sou o unico a pensar assim e enquanto tiver saude e "houver mercado" para sustentar o projecto, continuarei! Por muito que isso custe a alguns!

4 comentários:

  1. António, não percas tempo com aqueles que não entendem ou não querem entender o que fazes... a vida é curta demais para ligar a isso. Os obstaculos e as invejas são infelizmente normais num pais em que poucos fazem e muitos, mas mesmo muitos, ficam sentados no banco a ver fazer. Gostaria muito de um dia poder provar os teus vinhos especialmente este da vinha da Serra. Força... sempre em frente.

    ResponderEliminar
  2. Caro,
    Quisera eu ter o prazer de provar um vinho produzido a partir deste vinhedo. Só de ler sua descrição já fico com água na boca. Há sim público para vinhos únicos, como devem ser estes produzidos a partir destas vinhas. E que outro público se deleite com os vinhos internacionais.
    Saudações,
    Flavio

    ResponderEliminar
  3. Caros,
    Obrigado pelas vossas mensagens.
    E para gente esclarecida como vocês e para as vossas mesas que estes vinhos estão destinados.
    Em relação aos ingratos e invejosos, embora haja situações que magoam e que metem mesmo nojo, não vale de facto a pena perder tempo com eles.
    Abraço a vocês e votos de um bom 2014!

    ResponderEliminar
  4. Caro António faça vinho e não olhe para trás!
    As invejas e a ingratidão também fazem parte do terroir português.

    Abraço e valente 2014!

    ResponderEliminar