domingo, 1 de janeiro de 2017

2016, um ano cheio!

Partilho convosco neste post algumas imagens marcantes do ano 2016.
Foi um ano cheio, em que não se parou de correr, nesta luta quotidiana pela concretização do nosso sonho de vida.

Começou com a poda invernal

Os solos estão ano apos ano com mais vida.


Passamos dias e dias a levantarmos a 5h30 para irmos fazer os trabalhos em verde pela fresca, nos dias quentes do verão.



Trabalhos que ajudaram a obter uvas sãs na altura das vindimas.


Vindimas em que pude contar com a ajuda do tempo, clemente no mês de Setembro, o que permitiu, neste ano tardio, esperar pela boa maturação das uvas. Vindimamos entre fim de Setembro e inicio de Outubro.



Vindima em que mais uma vez a ajuda de familiares e amigos foi preciosa.


2016 foi um ano em que pude continuar a fazer muitas vinificações, umas vinte.


Vinificações por parcelas nos tintos. 


Mas tambem experiências, nas outras cores.

Palhete sem sulfuroso

Fermentações de brancos em grandes volumes
Vinificação de branco de vinhas velhas sem sulfuroso



O meu branco 2015 la terminou em Julho 2016 a sua fermentação alcoolica, quase um ano depois. Foi tambem o primeiro ano em que deixamos fazer o malico. O resultado promete. Por enquanto continua o estagio, um segundo inverno, para uma estabilização e clarificação natural, sem recurso a produtos exogenos. O engarrafamento devera ocorrer no inicio de 2017.
2016 foi o ano em que lancei mais vinhos, mostrando ensaios em blends especiais, assim como single vineyards, expressões de sitios especiais.


Lancei tambem o meu primeiro rosé, de 2015, um dos raros feitos de uvas de vinhas velhas, 20 castas e provavelmente mais do dobro em variedades de leveduras indigenas.
Engarrafou-se os tintos de 2014, que agora repousam a espera de digerir o traumatismo do engarrafamento.

2016 foi tambem um ano em que recebi varias visitas. Gente interessada em conhecer melhor os vinhos e o nosso trabalho.


Foi um ano, em que tentei participar o que podia em feiras e provas.
Andei assim a apresentar os vinhos em Portugal, no Porto, em Lisboa e no Algarve.

No Porto, no Simplesmente Vinho
No Algarve, com a Wine Emotions
Mas tambem la fora, principalemente em Paris, Barcelona e Londres.

Em Barcelona, Simplesmente Vinho BCN

Em Paris, no primeiro salão dedicado ao vinho português

Em Londres, no RAW, respresentando os vinhos naturais de Portugal
Foi um ano, em que aos poucos la vamos saindo do anonimato, com alguns artigos a sair na imprensa especializada.

 

Mas foi sobretudo um ano em que felizmente pude contar com o suporte de amigos nos bons e nos maus momentos.




Ajudam a nos sentir menos sos.
Sem a amizade, nada vale a pena!

Nada melhor do que partilharmos umas garrafas!
Um dos grandes amigos que me tem ajudando imenso, é o meu sogro. Verdadeiro vigneron, homem da terra, tem sido a peça essencial em todo este puzzle, principalmente na vinha.
2016 foi tambem um ano em que pude continuar a contar com o apoio das equipas da Pellada e da Niepoort. Sem o apoio destes grandes homens do vinho português, não teria sido possivel realizar este sonho. Felizmente ainda existem gentes boas neste mundo cada vez mais individualista.


Foi um ano em que apareceram novos clientes e em que os ja existentes me ajudaram a crescer. Clientes que em alguns casos se tornaram amigos. São eles que vão colocando os vinhos nos sitios onde merecem estar.

2016 foi portanto um ano em que pude contar com a colaboração de dezenas de pessoas nas diferentes areas, nas vinhas, nas vindimas, na adega, na parte administrativa, na parte comercial. 
Sozinhos não somos nada, devo muito a toda esta gente!

Agora entramos em 2017, um ano especial para mim e a minha familia por varios motivos.
Continuaremos a lutar pelos nossos ideais, pelos nossos sonhos!
Façam-me o favor de fazer o mesmo nas vossas vidas!

5 comentários:

  1. Que belas fotos! E esse branco de vinhas velhas, sem sulforoso? Dá-me muita vontade de bebe-lo. Exporte seus vinhos para o Brasil, Antonio! Não nos deixe apenas com água na boca.
    Bom 2017!
    Saudações,
    Flavio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Flavio Henrique, obrigado pela sua mensagem.
      Gostaria de ter ai os vinhos mas não depende so de mim. Tenho de encontrar um importador.

      Eliminar
  2. Caro Antonio,
    Tenho amigos que importam vinhos aqui na minha cidade. Se for de seu interesse, posso colocar-vos em contacto. Tenho certeza de que vinhos com as características dos vossos seriam muito apreciados aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Flavio Henrique, muito obrigado pela sua proposta. Claro que sim, é do meu interesse.

      Eliminar
    2. Caro Antonio,
      Eu que agradeço. Já contactei uma pessoa aqui e conversaremos logo sobre o assunto. Assim que tiver conversado com ele, te retorno com mais detalhes. Tomarei a liberdade de escrever para o endereço de e-mail que você disponibiliza nesta página.
      Saudaçoes,
      Flavio

      Eliminar