domingo, 16 de agosto de 2015

O Luis Lopes

Como vos expliquei em posts anteriores, os vinhos que vos vou apresentando são o resultado não so do terroir do Dão Serra da Estrela, mas tambem o resultado de um trabalho colectivo de pessoas amigas que me têm ajudado a tornar isto tudo real.

Algumas dessas pessoas são mesmo fundamentais. Sem elas nada disto seria possivel.

Hoje vou vos falar de uma dessas pessoas do nucleo duro que sustenta este projecto.
Vou vos falar do meu amigo Luis Lopes.

O Luis é um jovem enologo que conheci por acaso.
O Luis é o enologo da Quinta da Pellada. Conheci-o la em 2010, quando la estive a estagiar.

O Luis é discreto, não procura dos holofotes. Talvez por isso, poucos ja se tenham apercebido da qualidade do trabalho que vem fazendo. Pessoalmente, tenho a perfeita noção que estamos perante um dos mais talentosos enologos da nova geração portuguesa.

Não duvido que daqui a 10 anos não so sera conhecido, como sera muito respeitado. E quero contribuir para que isso aconteça.

O Luis, ja leva varios anos a frente da adega da Quinta da Pellada. Antes disso, o Luis esteve la fora a aprender com os melhores, na Alemanha, na Borgonha. Pode assim aprender o que não encontraria em Portugal, pode abrir a mente e se confrontar com metodos e modelos diferentes.

Na Borgonha procurou trabalhar com grandes nomes da viticultura biodinamica. Esteve a trabalhar no famoso Domaine des Comtes Lafon, onde ao lado de gente sabia e competente, viu e praticou os metodos naturais que têm contribuido para o sucesso mundial da Borgonha.
Metodos que hoje em dia tentamos reproduzir nos vinhos que fazemos em conjunto. Metodos que favorisam a expressão do terroir de cada parcela que cultivo nos vinhos resultantes.

Encontrei no Luis uma "alma gêmea do vinho", partilhamos as mesmas ideias, a mesma perspectiva sobre o vinho. Ambos temos um nivel de exigência altissimo para connosco e para com o nosso trabalho.
Como disse conheci-o por acaso, não era previsto. São daqueles acasos que mudam rumos, que têm grande influência na nossa vida. Hoje em dia não me veria a trabalhar com outro enologo. Se me dessem a escolher entre o Luis ou qualquer uma das estrelas da enologia portuguesa, escolheria sempre o Luis. E daqui a 20 anos quero continuar a trabalhar com ele.

O papel do Luis no projecto tem sido a nivel de trabalhos de adega. E o Luis que conduz a vinificação do branco. Nos tintos é o Luis que vai seguindo os vinhos durante o ano. E ele que realiza as trasfegas, que prepara e realiza os engarrafamentos.


E tambem com ele que decidimos os lotes. E nesse campo o Luis tem um talento enorme.

Alguns dos tintos de 2013 que vamos lançar em 2016, vão mostrar isso mesmo. Sabemos que o nivel de alguns deles é simplesmente enorme. Se ja estavamos satisfeitos com o que ja lançamos no mercado até agora, sabemos que o que vamos lançar nos proximos anos vai ser ainda mais impressionante.

So nos e algumas pessoas sabem do que estou a falar por enquanto.

Apenas vos digo que um dos tintos que vamos lançar é um lote especial que o Luis preparou.
E digamos assim o "lote do Luis", o "vinho do Luis".

Um lote a partir de 3 das vinhas velhas que cultivo e que deixa o Luis ajoelhado cada vez que o provamos. Sera como disse o vinho do Luis. Sera o Luis a escolher o nome e o rotulo do vinho. Uma serie limitada de 300 garrafas, um vinho de coleção que servira de homenagem a todo o trabalho que o Luis vem realizando neste projecto.

Um vinho que espero ira contribuir para que cada um de vocês conheça e reconheça o talento do Luis Lopes!

1 comentário:

  1. Talvez pouca gente o conheça
    Talvez nunca goste de se mostrar
    Mas da naturalidade e simplicidade
    Um apaixonado do vinho se vem a revelar

    Não interessa o caminho percorrido
    E qual a divulgação social
    Talvez o mais valorado
    Seja mesmo a sua sensibilidade natural!

    ResponderEliminar