sábado, 22 de agosto de 2015

O Antonio Boto

A par do Luis Lopes, ha outra pessoa que tem sido fundamental para que este projecto se torne realidade. Trata-se de um ilustre desconhecido para as pessoas do mundo do vinho português, estou a falar do Antonio Boto.


O Antonio Boto é o meu sogro.

E daquelas pessoas que sempre amaram o campo, que so se sentem bem la fora, na rua, junto as plantas.

E daquelas pessoas que trata as videiras por tu, desde a sua juventude.








Não estudou, não tirou curso. Não porque fosse burro na escola ou por falta de capacidade, mas sim porque naquela altura a familia era pobre, sem possibilidades de pagar estudos aos filhos.

Ou seja o mesmo caso que o que se passou com os meus pais e tantos outros portugueses que nasceram no tempo da ditadura.

Gente que estudou até a quarta classe e depois teve de começar a trabalhar para ajudar a familia a sobreviver. Gente de coragem!



O Antonio Boto não tem portanto formação académica em viticultura.

O seu conhecimento é empirico, vem de dezenas de anos de pratica no campo.

Um conhecimento precioso para quem pretende trabalhar na vinha com métodos respeituosos da vida dos solos.





Como disse trata as videiras por tu.
E ele que me tem ajudado na parte da viticultura.

Ele trouxe o seu conhecimento empirico, o seu conhecimento dos comportamentos das plantas no sopé da Serra da Estrela.

Eu trouxe-lhe métodos e linhas directrizes complementares, baseadas em boas praticas da viticultura na Borgonha e outra regiões francesas.

Sempre em prol da maior qualidade possivel e da expressão do terroir.

Ele tem sido o meu braço direito na parte da viticultura, mas tambem me da uma mão nos trabalhos de adega.

E ele por exemplo que trata de atestar regularmente as barricas, ou que acompanha o Luis nas trasfegas.



Tenho uma relação com ele invulgar. Pouca gente tera uma relação como esta com o seu sogro, tenho sorte!

Sem o apoio dele, teria sido impossivel fazer o que temos feito.






Sem o seu contributo, não poderia ter continuado estes anos a pilotar o projecto a distância.
E portanto uma peça fundamental do meu projecto!
Devo-lhe muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário