terça-feira, 20 de outubro de 2015

As vindimas de 2015

Chegou a hora de um primeiro balanço sobre a vindima de 2015.


Estive na santa terra 5 semanas, de inicio de Setembro até 8 de Outubro.
Foram dias non stop sempre a correr, sem parar.
Regressado a Paris, da para avaliar o cansaço acumulado. Foram dias a começar as 7 da manhã e a acabarem as 23h, com um ritmo alucinante de trabalhos e organizar e a realizar.


Felizmente pude mais uma vez contar com a ajuda preciosa de familiares e amigos. Tenho sorte!



O minimo que posso dizer acerca do millésime 2015 é que promete muito.


Em termos de quantidade, nunca tinha visto nada assim nas 6 vindimas que levo.
Tive vinhas que deram o dobro do ano passado.


Depois de um ano catastrofico de 2014 em que tinha perdido uns 40% da produção, 2015 vem agora ajudar a compor "as contas".


A nivel de qualidade ainda é cedo para conclusões.


No entanto, os indicadores são bons.


Primeiro porque vindimou-se praticamente tudo sem encontrar um cacho podre... Diria que provavelmente aproveitamos 99% das uvas, coisa nunca vista nos anos anteriores. Portanto uvas sãs, mostos limpissimos.


Depois porque as acidez totais e os pH estão bons. A questão da acidez era a principal duvida que tinha antes da vindima, temia que a seca tivesse um impacto negativo a este nivel. Mas de facto tal não se veio a confirmar. Acidez normais para a zona, entre 5 et 6,3 nos tintos e pH bastante acidos, a volta dos 3,3.


Alcool provavel entre os 12,5 e os 14,5 consoante as parcelas e épocas de vindimas. A evolução do mesmo foi curiosa, distinguindo-se a vindima em duas partes, antes e depois das chuvas.
Antes alcool provavel nas vinhas mais precoces a 12,5/13 e a 11 nas mais tardias. Vindimei as mais precoces e deixei as outras para depois da chuva, cruzando os dedos para que a podridão não desenvolvesse, principalmente na sensivel Baga. Felizmente tal não veio a acontecer. Pelo contrario a chuva veio dar uma boa ajuda, porque a seguir a esta rega natural, vieram varios dias de sol e calor. Estes dias puxaram pelas maturações. Em poucos dias as vinhas que indicavam um grau provavel de 11% dipararam para 13%. Foi altura de vindimar o resto.



Uvas sãs, boas e em quantidade.


Consegui alcançar os diversos objectivos que tinha definido.
Voltei por isso para Paris todo roto, cansadissimo, mas feliz!