sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ja ha abrolhamento!

Com esta primeira semana de bom tempo, veio o abrolhamento nas vinhas de que trato.

Estando a distância, não o pude presenciar. A confirmação veio do meu sogro que la foi hoje dar uma volta pelas três vinhas.

A vinha centenaria é das três, a mais adiantada. Alem do local, penso que isso se deve tambem ao facto de a ter podado um mês antes das duas outras.

Agora é que vai começar o stress de ter de andar continuamente a anticipar as condições meteorologicas para tomar decisões sobre as medidas a tomar e a organizar, sempre a distância...

Ainda falta um mês para voltar a vê-las ao vivo. Nessa altura tenciono realizar trabalhos em verde de desloadromento.

Até la vai ser cruzar os dedos para que as condições meteorologicas sejam favoraveis e principalmente que não venha nenhuma geada tardia deitar tudo por agua abaixo logo no inicio...

2 comentários:

  1. Sobre as condições meteorológicas imprevisíveis deixo aqui uma história que me contaram.
    No Chile um visitante português numa vinha em degraus semelhante aos socalcos do Douro, intrigado com umas armações em que havia uns toldos á maneira de vela enrolada na verga, perguntou para que serviam, responderam-lhe que em determinada altura do ano a região sofria de quedas de granizo com alguma frequência, e se não fôssem aqueles toldos não haveria videiras.
    A narrativa foi-me passada no sentido do inconformismo, da tenacidade, do engenho e do sentido prático para a resolução de um problema que por cá também acontece.
    Fiquei com a sensação de que esses chilenos mais do que proteger o seu interesse económico imediato, queriam proteger a paisagem que tinham criado e que por isso caracterizava a sua identidade cultural.
    Este tipo de clarividência também está presente aqui nos pensamentos e nas acções que tão bem relatas e documentas.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E bom aparecer de vez em quando alguem que nos compreende :)

      Eliminar