Incentivar a mudança nas praticas culturais, inovar na viticultura de precisão, entender a agricultura como uma ciencia complexa onde muitos factores naturais interagem, preservar e estimular a vida nos solos, constatar os resultados nos vinhos, estes têm sido objectivos que tenho perseguido neste projecto.
Arrancou o sexto ciclo vegetativo desde que esta aventura começou.
Passaram anos que permetiram crescer, enquanto produtor e como pessoa.
Dificuldades e sucessos e muito trabalho têm marcado o caminho.
Aprendi muito e gosto de partilhar esta aprendizagem com os outros, contribuir para a reflexão de cada um que esteja aberto.
Recentemente tive a oportunidade de falar com dois pequenos viticultores la da aldeia. Contaram-me que tinham escavado as suas vinhas, deixando a partir de agora de usar herbicida. Fiquei mesmo contente. Sei que contribui para isso, o que me orgulha muito. Alem de isso facilitar a expressão do terroir no vinho, vai tambem resultar num vinho mais são para a saude de quem o beber.
Talvez isto pegue la aldeia, quem sabe?
Ainda la ha dezenas de pessoas que produzem o seu vinho caseiro, o vinho das suas proprias refeições. Para quê consumir vinho que contem residuos de herbicidas? A saude das pessoas merece melhor.
Qualquer dia, se conseguir ir para la viver da viticultura, talvez possa ajudar as pessoas a fazer o seu vinho caseiro, ajuda-las a obter um vinho alimentar mais são. Teria prazer nisso. São muito bons esses momentos de partilha!
Sem comentários:
Enviar um comentário